fbpx

5 dicas de como aproveitar as sobras dos alimentos evitando o desperdício

O Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo, porém segundo a embrapa (empresa brasileira de pesquisa agropecuária) o Brasil também está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo. A princípio cerca de 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas diariamente, isso seria mais que o suficiente para suprir a necessidade de cerca de 20 milhões de brasileiros.

Pensando nisso, fizemos algumas pesquisas e separamos algumas dicas para você aproveitar melhor os alimentos, com foco em economizar mais desperdiçando menos.

1. Congele as sobras

Quando estamos preparando uma receita, nem sempre pretendemos usar um alimento por completo, deixando sempre um pedacinho para trás. Porém esse pequeno resto não precisa ir para o lixo, você pode separa-lo no congelador para complementar suas receitas junto com outras sobras do mesmo alimento, por exemplo. Mantê-los refrigerados faz com que não estraguem tão facilmente.

2. Molho de tomate

Ao fazer alguma receita com tomates acabamos desperdiçando algumas de suas partes, como seu bico e fundo. Para evitar isso basta congelar estas sobras, e usá-las quando tiver oportunidade. Afinal ambas partes podem ser usadas para complementar um molho ou extrato de tomate, basta bater estes dois ingredientes juntos no liquidificador e você terá uma bela de uma receita.

3. Chá de casca de abacaxi

Você sabia que a casca das frutas possuem uma boa quantidade de vitaminas? No caso do abacaxi, sua casca é rica em vitamina C e magnésio, substância que ajuda no fortalecimento dos ossos. Por exemplo, você pode aproveitar um pouco destes nutrientes preparando um chá de casca de abacaxi, para fazer esta receita coloque as cascas para ferver em 1 litro de água filtrada, após isso apague o fogo, tampe a panela e espere por 15 minutos antes de beber.

4. Hidratando a pele com abacate

Você sabia que o abacate é rico em vitamina C? essa vitamina ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele. Você pode se aproveitar desses benefícios utilizando a casca em sua pele. Primeiramente separe  pequenos pedaços, esfregue-os levemente  em seu rosto e depois deixe agir por alguns minutos.

5. Pão duro

Você pode preparar torradas deliciosas de maneira simples e rápida, pegue os pães  e corte-os em fatias, depois leve-os ao forno junto com manteiga ou margarina. A princípio, você também pode preparar farinha de rosca, basta cortá-los em pequenos pedaços e triturá-los no liquidificador.

Além de o reaproveitamento de alimentos é de suma importância que compramos apenas o necessário, que vamos realmente consumir. Assim também não podemos esquecer de preparar e nos servir apenas do necessário, e após o consumo, refrigerá-los, para que não estraguem tão rapidamente, evitando o desperdício.

Veja também como escolher seus alimentos na horas das compras

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Veja o que separamos especialmente para você

Receitas

Creme de abacaxi

Aprenda esta receita de creme de abacaxi, uma sobremesa deliciosa e cremosa. Pode ser feita para depois daquele almoço delicioso ou para eventos e deliciar

Leia mais »