fbpx

A gastronomia na Costa Rica

Assim como a mexicana, a culinária da Costa Rica é bem reconhecida no mundo gastronômico. Seus pratos são conhecido por ter um gosto bem suave e saboroso, incluindo bastante frutas e legumes. Da mesma forma que o Brasil, a culinária da Costa Rica se baseia principalmente em arroz e feijão, tanto misturado a diversas receitas, quanto separados sobre a mesa. Definitivamente qualquer Brasileiro se adaptaria facilmente a culinária do país.

Um prato típico da Costa Rica

O gallo pinto é um prato tradicional do país e consumido durante o pequeno-almoço. Bem como no Brasil os ingredientes principais, são arroz e feijão (geralmente o preto, mas em alguns casos o vermelho) misturados com pimentão, coentro e cebola. Na maioria dos casos esses 3 ingrediente são refogados ou fritos e depois misturados ao arroz e feijão. Também são adicionados alguns outros temperos, como sal ou pimenta.

Almoço na Costa Rica

O casado é um prato que faz parte do dia a dia do país, geralmente ele é consumido durante o almoço, e é muito semelhante ao PF (prato feito) do Brasil. O prato consiste em arroz e feijão (separados), banana da terra, salada de repolho, chuchu cozido e carne de boi, peixe ou frango. Geralmente é acompanhado por um suco de frutas, chamado refresco, bem semelhante ao Brasil.

Fruta típica do país

A pejibaye é uma fruta bem comum na Costa Rica, muito importante para a economia do país devido a sua exportação.

Bebida típica do país

A água dulce (água doce) é uma bebida muito comum na costa rica, ela é feita a partir de açúcar amarelo e água.

Natilla

Da mesma forma que a maionese a Natilla possuí uma textura bem cremosa e tem um gostinho azedo. Geralmente é utilizado como recheio para pães ou molho para carnes, seus ingredientes principais são leite e limão, veja uma receita clicando aqui.

Café

O café também faz parte da cultura da Costa rica, e é muito importante para a economia do país, já que ele é um exportador desse alimento. Ele está presente na mesa dos costa-riquenhos principalmente durante o pequeno-almoço, junto com o prato gallo pinto, ele também é consumido durante a tarde, geralmente às 3 horas.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Veja o que separamos especialmente para você

Receitas

Creme de abacaxi

Aprenda esta receita de creme de abacaxi, uma sobremesa deliciosa e cremosa. Pode ser feita para depois daquele almoço delicioso ou para eventos e deliciar

Leia mais »