fbpx

A incrível culinária japonesa, veja como ela funciona

A culinária japonesa vem se desenvolvendo como resultado de muitas mudanças políticas e sociais que ocorreram ao longo do tempo. A princípio as principais mudanças aconteceram ao decorrer da idade média e do início dos tempos modernos, onde o Japão buscou introduzir elementos de cultura não-japonesa. Momento que teve como principal influência a cultura ocidental.

Localização

O Japão é um país do extremo oriente formado por 4 grandes ilhas e outras milhares de ilhas menores.

Culinária

O Japão é um país rodeado por águas, como resultado sua culinária acabou se baseando principalmente no consumo animais marinhos. Como por exemplo, peixes, frutos do mar e algas.

5 comidas típicas da culinária japonesa

Sushi

Certamente o sushi é o prato mais famoso da culinária japonesa, ele é um bolinho feito apenas de algumas algas, arroz, peixe cru ou frutos do mar e temperado com vinagre. Além de delicioso é um prato rico em nutrientes e vitaminas. Veja uma receitas clicando aqui.

Sashimi

O sashimi é um prato feito com pedaços bem finos de carne ou peixe, também podendo ser servido com  frutos do mar ou algas. Da mesma forma que o sushi, o sashimi também é um prato típico do Japão.

Lámen

O lámen é servido com uma grande variedade de sopas e caldos, feitos a partir de carne de porco, algas e manteiga que leva um macarrão especial feito com ervas e legumes.

Guioza

São pequenos pastéis recheados de carne moída e legumes, geralmente são servidos à base de molho shoyu.

Sopa de missô

Um prato típico do japão, a sopa de missô, que é servida em uma tigela, é feita principalmente de soja, hondashi, tofu, cebolinha e em alguns casos é adicionado outros tipos de legumes.

Como os japoneses se sentam para as refeições

É tradição deste país, durante as refeições, sentar-se no chão ou em pequenas almofadas e servir-se em mesas bem baixas e utilizar-se de hashis como talheres principais.

O shoyu na culinária japonesa

O shoyu é um molho tradicional da culinária oriental, ele é usado principalmente como acompanhamento no tempero de saladas, carnes e vegetais.

Dica de leitura

Quer conhecer 20 curiosidades impressionantes sobre o Japão? Leia o artigo de Priscila Kamoi, uma mulher que viajou por 34 países até o momento e que esbanja conhecimento e experiência sobre outros países clique aqui e conheça agora mesmo.

Conheça os 5 melhores pratos da culinária italiana clicando aqui.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Veja o que separamos especialmente para você

Receitas

Creme de abacaxi

Aprenda esta receita de creme de abacaxi, uma sobremesa deliciosa e cremosa. Pode ser feita para depois daquele almoço delicioso ou para eventos e deliciar

Leia mais »