Benefícios da semente de sucupira e como utilizá-la

Essa semente pode ser um pouco desconhecida ainda, mas ela serve para muitos fins medicinais e pode ser usada de diferentes maneiras.

Sua origem vem de uma árvore do Cerrado, ela pertence à família das Fabaceae e possui frutos, sementes e casca com propriedades benéficas. A sucupira também pode ser chamada de cutiúba ou sicupira. As sementes são as mais utilizadas para fazer chás, óleo, extrato ou tinturas.

Sem mais delongas, iremos lhe apresentar seus benefícios e como fazer o chá dessa semente maravilhosa e milagrosa.

Benefícios

A semente de sucupira ajuda a tratar muitos problemas, pois ela possui ação anti-inflamatória, cicatrizante, antirreumática, antioxidante, antimicrobiana, então ela pode ser usada para diversas enfermidades. Seu principal benefício é que ela ajuda a reduzir inflamação nas articulações, ou seja, ela serve para tratamento de artrite, reumatismo e artrose.

Com sua ação de anti-inflamatória, ela contribui para combater a amigdalite, dor de garganta e problemas no aparelho gastrointestinal como úlceras gástricas. Dessa forma, ela também funciona como analgésico natural, diminuindo as dores e aumentando a imunidade.

Com a ação cicatrizante, você poderá usá-la para recuperação de feridas ou outros machucados, ela é uma ótima aliada para o processo de cura.

Também pode ser utilizado para tratar problemas no útero, como cistos no ovário ou cólicas intensas, ela ajuda a amenizar dores e vários outros problemas nessa região.

Cuidados

Assim como quaisquer cuidados que devemos ter com remédios, é preciso ter com a sucupira. Use com moderação e qualquer efeito negativo pare de usar imediatamente.

 Não é indicado usar quem está gravida, ou crianças com menos de 12 anos. E deve ser consumida com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado, consulte seu médico em qualquer caso!

Como fazer o chá da semente de sucupira

Antes de fazer o chá, indicamos que escolha uma panela somente para fazer esse chá, pois a sucupira solta um óleo e será difícil de retirar da panela. Faça isso para que não misture o óleo com as comidas posteriormente!

Para fazer o chá, lave 7 sementes de sucupira e quebre-as com um martelo de cozinha. Após fazer isso, coloque 1 litro de água no fogo junto com as sementes. (1 litro – 1 garrafa)

Deixe por aproximadamente 20 minutos e após retirar do fogo, coe o chá e coloque na garrafa.

Beba 2 xícaras meia por dia, ½ xicara de manhã e ½ xícara a tarde.

Use por 15 dias até a doença ser curada, após passe 15 dias de intervalo, use de novo se necessário.

Espero que tenha gostado desse artigo! Aproveite!

Veja o que separamos especialmente para você