Como aproveitar as sementes, grãos e cereais no dia-a-dia.

Quem conhece esses alimentos sabe a grandiosidade de benefícios que eles propõem ao corpo quando são incluídos em suas alimentação, pois são ricos em vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes. Além, de serem ótimos para o bom funcionamento do organismo, servem exatamente para quem quer ganhar massa muscular ou para dietas de emagrecimento.

Eles podem estar inclusos em vários tipos de receita.

Agora vamos conhecer os benefícios de cada um:

  • Sementes de chia:

Essa semente possui muitos valores nutricionais como fibras, carboidratos, proteínas, além de ser uma fonte rica em Vitamina B, Tiamina, Niacina, Ômegas 3 e 6, entre outros nutrientes.

Seus benefícios incluem como: ser uma ajuda para prevenir diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol, pressão alta, câncer de mama, além de deixar a pele mais bonita. Também ajuda na saciedade, o que é um grande aliado para a perda de peso.

Mas, é recomendado comer apenas uma colher de sopa ou duas por dia, pois pode ter efeitos contrários dos benefícios.

Você pode introduzi-la na sua alimentação de diversas maneiras, mas antes de digeri-las, hidrate as sementes, isso é muito importante para não ocorrer acidentes no sistema digestivo. (No final estará explicado o que acontece e como hidratar.)

– Receitas para adicionar a chia:

  • Vitamina de banana, maçã e chia;
  • Suco de melancia, beterraba e chia;
  • Pode adicionar as sementes de chia em bolos de laranja, aveia e fubá, geleias, mousse e mingau.
  • Saladas de folhas com chia;
  • Hambúrguer com chia;
  • Tapioca com pasta de amendoim, banana e chia;

  • Linhaça

A linhaça é altamente nutritiva, pois ela é a mais rica fonte vegetal de ômega-3, além de possuir proteínas, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas variadas. Ou seja, é extremamente benéfica para o organismo.

Uns de seus benefícios são:

– Auxilia no funcionamento do intestino, por possuir fibras é um ótimo aliado.

– Ajuda no controle de peso, pois o consumo adequado pode ajudar ao diminuir a fome e aumentar a saciedade por mais tempo. 

– Ajuda na melhora do fluxo sanguíneo, de forma que fortalece a saúde do coração, ele também ajuda a reduziros níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (HDL) no organismo.

– Existe as lignanas que estão na composição da linhaça, elas são compostos vegetais com propriedades antioxidantes e estrogênicas. Assim, podem diminuir o risco de câncer e melhorar a saúde do organismo no geral.

Receitas para adicionar linhaça:

  • Polvilhar uma colher de farinha de linhaça e/ou sementes de linhaça moídas em cima do seu iogurte, vitamina, mingau ou cereal matinal;
  • Adicionar uma colher de linhaça na água e bebê-la normalmente, aumentando a sua nutrição diária;
  • Usar o óleo de semente de linhaça para temperar a sua salada;
  • Misturar uma colher de sementes ou de farinha de linhaça no seu smoothie, deixando-o com uma consistência mais encorpada.
  • Bolo de banana com aveia, farinha de linhaça e açúcar mascavo.

  • Aveia

A aveia possui fibras, cálcio, ferro, vitaminas, carboidratos e proteínas e muito mais componentes importantes para nosso organismo, o que a torna tão saudável e que deve ser incluído em nosso dia a dia.

É um ótimo alimento para quem quer controlar o peso ou está treinando exercícios físicos. Ele ajuda na sensação de saciedade, também contendo o índice glicêmico baixo, dessa forma o carboidrato que é consumido será absorvido aos poucos.

Uns de seus benefícios é:

– Auxilia a reduzir o colesterol ruim, pois em sua composição contém um tipo de fibra, chamada betaglucana, que contribui na redução. E dessa forma também ajuda a diminuir a pressão arterial, prevenir doenças cardiovasculares como entupimento de veias ou infartos.

– Ajuda na melhora da digestão. A aveia é ótima para quem tem problemas de prisão de ventre, as fibras presentes são o principal aliado. Mas, tem que beber muita água para processar a porção de aveia ingerida e ter o efeito certo.

– Ela é uma fonte de energia, por possuir carboidratos, é um ótimo alimento para se consumir antes de fazer exercícios físicos.

Podemos encontrar diferentes formas de aveia, como aveia em flocos, farelo de aveia ou farinha de aveia. E pode ser consumido de diversas maneiras:

  • Aveia com frutas.
  • Mingau de aveia.
  • Acrescentar aveia às receitas.
  • Trocar o trigo por farinha ou farelo de aveia.
  • Aveia com iogurte.
  • Farofa com aveia.
  • Sucos e vitaminas com aveia.

  • Conclusão

Vimos que esses alimentos são de suma importância para nosso dia a dia, trazendo vários benefícios para nosso corpo. Então, é recomendado inclui-los na sua alimentação caso esteja querendo controlar seu peso ou se estiver praticando atividades físicas. Existem várias receitas que você pode inclui-los nos ingredientes, e se tornar mais leve para seu estômago.

Atenção aos cuidados que você deve ter quando consumir:

  • Nunca coma a semente de chia crua e depois beber água, pois ela se expande quando entra em contato com a água e pode causar obstrução no sistema digestivo. Sempre hidrate elas com água antes de consumir, por uns 15 ou 20 minutos.
  • Não consuma linhaça em excesso, pode causar problemas de constipação. Segundo nutricionistas, o consumo diário não deve passar de 10 gramas, o que é equivalente a 1 colher de sopa, e acompanhado de muita água para ajudar na absorção das fibras.
  • Se comer aveia demais durante o dia, sem ser a quantidade indicada, pode causar aumento da produção de gases, quem tem o intestino acelerado, por exemplo. Para quem tem alergia a glúten, seja atento aos componentes, a aveia não contém glúten, mas pode ser contaminada pelo trigo, pois muitas vezes, é processada com outros.

Aproveite essas dicas!

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