fbpx

Descubra como escolher frutas da maneira correta

Para uma alimentação saudável, a qualidade dos alimentos que ingerimos tem sido um fator a ser levado em consideração na hora das compras, afinal a má qualidade dos alimentos pode prejudicar brevemente a saúde, principalmente os quais há algum tipo de rachaduras ou furos, que são uma porta de entrada para contaminantes, como fungos e bactérias. Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como escolher as frutas certas na hora das compras.

Antes de qualquer coisa, caso esteja indo às compras em uma feira, certifique-se da “qualidade do vendedor”, em alguns casos, há vendedores que se preocupam a risca com a qualidade de seus produtos, facilitando na hora da escolha dos alimentos por parte dos clientes.

Frutas

Abacate: O abacate é uma fruta que amadurece apenas depois de colhida. Para diferenciar isso basta sacudi-la, caso o seu caroço esteja solto, isso indica que ela ainda vai passar pelo processo de amadurecimento. Dê prioridade aos que possuem a cor da casca mais fosca, pois a cor clara brilhante indicam que foram colhidos antes da hora.

Abacaxi: Dê preferência aos que possuem a casca mais lisa, pois estarão mais maduros e doces.

Banana: Para uma banana mais saborosa, escolha as mas “cheinhas”, as mais magras foram colhidas antes da hora e possuem uma menor quantidade de nutrientes do que as gordinhas.

Laranja e Limão: Compre-os já maduros e dê preferência aos de casa mais lisa, pois possuem mais polpa.

Maracujá: O que nos interessa em um maracujá é a quantidade de suco que dá para extrair dele, para isso basta escolher os mais pesados.

Melão: A fruta deve estar consistente e macia, para saber se está no ponto certo basta posicionar sua mão na parte de baixo, caso ela ceda aos seus dedos, este é o momento certo para come-la.

Manga e pêssego: Assim como o melão, o ideal é que estas duas frutas sejam bem consistentes porém macia ao toque.

Mexerica/ponkan: Caso queira uma fruta mais doce de preferência a ponkan, geralmente as que possuem uma casca corrugada são mais gostosas. Veja o exemplo na imagem abaixo:

quer saber a real diferença entre tangerina, mexerica e ponkan? Clique aqui.

Uva: Dê preferência as que não possuem manchas brancas, pois estas foram colhidas antes da hora, consequentemente elas estarão menos doce.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Veja o que separamos especialmente para você

Receitas

Creme de abacaxi

Aprenda esta receita de creme de abacaxi, uma sobremesa deliciosa e cremosa. Pode ser feita para depois daquele almoço delicioso ou para eventos e deliciar

Leia mais »