Como estimular a produção do colágeno

O colágeno é uma proteína muito importante para nosso corpo, ele é o responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele, que é produzida naturalmente pelo corpo. É necessário para manter as células firmes e unidas, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, além de também ser essencial para promover a saúde do cabelo e das unhas.

Ademais, ele é fundamental para a formação dos tendões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações, evitando o contato entre os ossos e, consequentemente, o seu desgaste.

É normal os sinais aparecerem a partir dos 50 anos, quer saber quais são eles? Vou listar alguns logo abaixo:

  • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
  • Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
  • Aparecimento de estrias;
  • Pele fina e desidratada;
  • Diminuição da densidade dos ossos, como nos casos de osteoporose;
  • Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

Quando essa proteína está diminuindo em nosso corpo, é necessário repor ela através de alimentos ricos em colágeno ou suplementos passado pelo seu médico.

O colágeno é uma proteína encontrada principalmente em:

  • Alimentos ricos em vitamina C e Frutas Vermelhas;
  • Coentro;
  • Feijão;
  • Carne vermelha (principalmente os ossos, como o mocotó, e as cartilagens na carne bovina, cortes de músculo e alcatra, e a pele e os ossos no porco);
  • Frango (as maiores quantidades de colágeno são encontradas na cartilagem e nos ossos, especialmente os pés de frango que são ricos em colágeno.);
  • Peixe (o colágeno é encontrado em todos os peixes de água doce e de água salgada e está principalmente na pele, espinhas e cartilagens.);
  • Gelatina (proteína produzida a partir dos ossos e as cartilagens de boi, porco, peixes e frango. Tem grandes quantidades de proteína, água e minerais, incluindo cálcio e é muito baixa em gordura).

Para incluir o colágeno no seu dia a dia, veja logo abaixo:

Para incluir no seu cardápio:

  • 1 panqueca de aveia recheada com frutas vermelhas picadas e 1 iogurte natural desnatado.
  • Cozido de peixe e mexilhões com batata, cenoura, repolho e cebola, 4 colheres de arroz integral.
  • 1 copo de suco verde feito com couve, maçã e limão, 3 torradas integrais com 1 fatia de queijo ricota.
  • 1 bife de frango grelhado, 4 colheres de sopa de arroz integral com ervilha, salada de alface, agrião, tomate e pepino.

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário e compartilhe! <3

Veja o que separamos especialmente para você