Saiba como lidar com cabelos quebradiços

É comum ter os cabelos quebradiços quando se faz muito o uso de produtos químicos, ferramentas térmicas como chapinha ou secador, além da exposição a poluição que está no ar, do cloro. Mas, a má alimentação também é um fator, pois cabelos fracos são muitas vezes uma manifestação da falta de proteínas e/ou vitaminas.

  • Como identificar quando o cabelo está quebradiço?

Um cabelo quebradiço tende a ter mais frizz, pois os fios costumam se partir ao meio. E o cabelo fica sem vida, sem brilho.

Mas, não confunda quebra capilar com queda do cabelo, pois a queda é quando o fio solta inteiro do couro cabeludo, já a quebra é quando o fio se parte ao meio.

Outra característica é quando você estica o fio úmido, ele estica, se parte e volta enrugado. Não é normal um fio saudável se partir com tanta facilidade.

A quebra ocorre em cabelos ressecados por falta de hidratação ou quando a pessoa cuida de forma errada, não penteando, secando e prendendo o cabelo de forma certa.

  • Como evitar a quebra capilar:

– Evite começar a pentear os fios do couro cabeludo às pontas, isso pode gerar nós que farão com que os cabelos quebrem mais facilmente.

– Não lave seus cabelos com água quente, pois ela provoca o ressecamento do couro cabeludo, auxiliando na quebra.

– Não passe o shampoo e condicionador de forma agressiva. O ideal é fazer movimentos suaves com a ponta dos dedos, espalhando os produtos de cima para baixo.

– Quando for secar o cabelo com a toalha apenas aperte o tecido suavemente contra as madeixas. Pois se friccionar demais, pode auxiliar na quebra do fio.

– Não prenda o cabelo molhado, pois o elástico pode causar a quebra devido ao rompimento da fibra capilar, além de depois deixar o cabelo oleoso.

  • Como tratar:

O ideal é apostar na hidratação do cabelo, na nutrição e/ou reconstrução. Mas, dependendo da situação em que seu cabelo está, se tiver muito danificado procure um profissional, mas se não, você pode apenas investir na hidratação e fazer isso regularmente com receitas caseiras.

Também se pode fazer o uso de óleos, que hidratam os fios e deixam seu cabelo brilhoso. Como o óleo de coco, de argan, jojoba, amêndoa ou germen de trigo. São ótimos para controlar o frizz.

  • Receitas caseiras:

Vou lhes apresentar essas receitas que podem ser feitas facilmente em casa.

– Babosa com abacate e óleo

Ingredientes:

– 2 folhas de babosa

– Meio abacate

– 2 colheres (chá) de óleo de argan

– Meia colher (chá) de azeite de oliva extra virgem

– 1 colher (chá) de óleo de coco

Preparo:

Lave bem as folhas da babosa e corte a lateral retirando os espinhos e parte de cima das folhas, para que possa raspar o gel que fica dentro.

Em seguida, com uma colher retire o gel de dentro da babosa e bata no liquidificador, após isso coloque o gel batido em um pote plástico.

Para finalizar acrescente os outros ingredientes e misture bem até ficar uma mistura homogênea.

Para aplicar:

Lave o cabelo com shampoo e retire o excesso da água.

Comece aplicando a receita mecha por mecha do comprimentos as pontas.

Após a aplicação, prenda o cabelo, coloque uma touca e deixe por 15 minutos.

Em seguida, enxague bem e se quiser aplique condicionador.

Essa receita pode ser aplicada uma vez a cada 15 dias.

(Obs: se tiver alguma reação alérgica a algum desses ingredientes ou da mistura, evite o uso dessa receita!)

Antes que leia a segunda receita, gostaria de lhe recomentar essa leitura de Como fazer tratamento para rejuvenescimento da pele com babosa em casa, uma ótima receita com babosa que pode ser feita facilmente em casa. E essa que mostra mais como usá-la para tratamento de cabelo Conheça 8 incríveis benefícios da babosa e veja como você pode usá-la para tratamento de cabelo.

– Vinagre de maçã, cerveja ou chá de erva cidreira.

Apesar de o vinagre de maçã, a cerveja e o chá de erva cidreira deixarem um forte odor, eles tem um ótimo benefício, pois são capazes de hidratar, fortalecer e realçar o brilho natural, pois contêm o pH ideal para fechar as cutículas dos fios.

Eles devem ser aplicados sem enxágue. Combine uma parte de água com uma parte vinagre de maçã, cerveja ou chá de erva cidreira, coloque em um borrifador e espirre sobre os fios do cabelo. Após um tempo de uso, lave os cabelos para sair o cheiro.

Aproveite!

Veja o que separamos especialmente para você