Saiba os benefícios da fruta romã

Essa fruta é formada por uma polpa vermelha e inúmeras sementes, ela é levemente doce e suas sementes podem ser consumidas ou utilizadas para fazer sucos, saladas e iogurtes. Já as cascas, folhas e caule da fruta podem ser usadas para fazer chás.

Atualmente vem sendo muito utilizada como fonte medicinal, pois possui substâncias anti-inflamatórias. A romã é rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico, melhorando o sistema imunológico.

Pode ser plantada comumente, pois ela se adapta em climas tropicais, subtropicais e também em clima semi-áridos. De qualquer forma, é sempre uma vantagem ter um pé dessa fruta em casa, quando se pode aproveitá-la de diversas maneiras e diferentes motivos.

Consumir suas sementes deliciosas são ótimas para a garganta, um copo de suco por dia reduz as chances de doenças cardiovasculares e o chá da casca dessa fruta é indicado para quando se tem infecções na garganta, ela também pode proteger de gengivite, periodontite e estomatite dentária.

  • Quer saber mais sobre os benefícios?

– Apenas beber 60 ml de suco de romã por dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar o colesterol e limpar a placa das artérias;

– Por ter substâncias anti-inflamatórias, ela pode diminuir a sensibilidade, o inchaço e a dor nas articulações;

– Ela auxilia na perda de peso, pois é rica em fibras, que retardam a digestão e ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

– Os antioxidantes que possui, ajudam a combater a acne, afastando a inflamação que pode causar erupções cutâneas.

– O chá da casca da fruta ou do caule da romã ajudam no tratamento de diarreias. 

– Para evitar os riscos de gengivite e periodontite, as cascas e as flores da fruta são usadas em forma de chás para fazer bochechos.

– Para prevenir ou melhorar infecção na garganta, pode fazer o chá com as cascas da fruta e fazer gargarejos 3 vezes por dia.

  • Como fazer o chá:

As partes que poderão ser utilizadas para fazer o chá da romã serão a casca, o caule, as folhas e as flores.

Modo de preparo: Ferva 1 xícara de água em uma panela e adicione alguns pedaços da casca da fruta. Desligue o fogo em seguida e abafe a panela por 10 a 15 minutos. Após esse período, deve-se coar e beber o chá morno de 2 a 3 vezes por dia.

Além do chá, também é possível utilizar o suco de romã, que é feito apenas batendo 1 romã com 1 copo de água no liquidificador e bebendo em seguida, de preferência sem açúcar. 

  • Cuidados:

Como tudo ingerido em grande quantidade faz mal, o mesmo vale para o romã. Pode causar náuseas e vômitos, se consumido muito, poderá também causar uma intoxicação. 

Não é recomendado o consumo para crianças menores de 2 anos, grávidas ou pessoas com problema de gastrite.

E apesar desse fruto ter muitos benefícios, o uso não deve substituir medicamentos ou outros tratamentos prescritos pelo médico.

Espero que esse post tenha sido útil para você!

Veja o que separamos especialmente para você