fbpx

Tangerina, mexerica ou ponkan? Você sabe a real diferença?

Existem diversos tipos de frutas cítricas, mas hoje vamos tratar de 2 tipos de grupos de plantas específicos, a citrus deliciosa, da qual vem a mexerica e a citrus reticulada, da qual vem a ponkan. Apesar de virem de grupos diferentes, ambas as frutas(mexerica e ponkan) são bem semelhantes, e às vezes pode ser um pouco confuso diferenciá-las, porém elas possuem algumas características que torna possível essa distinção, por exemplo, a mexerica possui mais óleos essenciais em sua casca, uma substância que deixa um cheiro forte e ácido ao descascar a fruta.

Mas aí você se pergunta: e a tangerina? onde ela se encaixa nessa história?

O fato é que não existe uma fruta específica chamada tangerina. Na verdade tangerina é o nome dado à um grupo de frutas cítricas de cor laranja, das quais a mexerica e ponkan se encaixam. Além da mexerica e ponkan, algumas outras frutas também fazem parte deste grupo, veja a lista abaixo:

  • Dancy
  • Laranja-cravo
  • Montenegrina
  • Dekopon
  • Citrus nobilis Lour

Tenho as duas em minhas mãos, como diferenciá-las?

Agora que já sabemos que a mexerica e a ponkan pertencem ao grupo de frutas cítricas chamado tangerina, vamos aprender a como diferenciá-las frente a frente. Apesar de semelhantes elas possuem tamanhos diferentes, a planta citrus deliciosa da qual vem a mexerica dá frutos menores e mais ácidos do que a citrus reticulata da qual vem a ponkan, ou seja, a mexerica é um pouco menor e mais ácida do que a ponkan.

Fato interessante sobre a mexerica

Os óleos essenciais presentes na casca desta fruta, tem um cheiro típico dela que é usado como aroma de suco na indústria.

Gostou do nosso artigo mas mesmo assim que saber um pouco mais sobre este assunto? veja os links abaixo:

Voltar para a página inicial

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Veja o que separamos especialmente para você

Receitas

Creme de abacaxi

Aprenda esta receita de creme de abacaxi, uma sobremesa deliciosa e cremosa. Pode ser feita para depois daquele almoço delicioso ou para eventos e deliciar

Leia mais »