fbpx

Conheça 8 incríveis benefícios da babosa e veja como você pode usá-la para tratamento de cabelo

Neste artigo vamos te apresentar os benefícios que a babosa trás e como você pode usá-la para tratamento de cabelo. também vamos te dar 3 receitinhas simples e maravilhosas para você preparar em casa mesmo. É importante que você leia tudo até o final para entender como usá-la da maneira correta e porque você deve incluí-la na sua rotina semanal, não vale pular direto para as receitas está bem?

O ato de cuidar dos cabelos deve fazer parte da nossa rotina diária, pois além de deixar os fios e o couro cabeludo limpos, também passa uma melhor imagem, a de que é uma pessoa que se preocupa com a saúde de todo o corpo.

Há atualmente uma infinidade de produtos de cabelos expostos nas prateleiras das lojas prometendo excelentes formas de tratamento de cabelo, no entanto, muitos produtos possuem como princípio ativo produtos encontrados na natureza.

A babosa é um desses produtos, também conhecida como aloe vera, ela possui origem no Norte da África, no Sul da Europa e das Ilhas canárias. Desde a antiguidade ela foi descoberta por antigos egípcios que a usava para fins medicinais, e atualmente ela é muito usada em nosso país.

É incrível a versatilidade da babosa, pois ela além de poder ser usada diretamente nos fios, também pode compor várias receitas caseiras, e essas misturas fazem verdadeiros milagres.

Benefícios da babosa para tratamento de cabelo

Se você tem babosa em casa, está na hora de aprender a usar essa belíssima planta para ajudar no tratamento dos cabelos. Trouxemos uma lista para que você conheça 8 incríveis benefícios da babosa e veja como você pode usá-la para tratamento de cabelo.

Limpa os fios

A babosa possui algumas propriedades naturais em sua composição, chamadas de aminoácidos que ajudam a promover uma limpeza com mais profundidade, por isso ela é muito usada como principal componente dos xampus de limpeza.

É claro que não vai adiantar você usar a babosa para limpar, você precisa ter regularidade na lavagem, não deixar que outros produtos, como cremes e condicionadores, se acumularem no couro cabeludo e pressione a ponta dos dedos levemente na raiz para ajudar a retirar o excesso de oleosidade.

Ajuda no tratamento de caspas

Como a babosa ajuda bastante na limpeza do couro cabeludo, acaba sendo uma ótima opção para quem está com problemas de caspa. Isso porque no processo de uma boa lavagem, você ajuda a retirar as caspas e as células mortas que se encontram próximas a raiz dos fios.

Promove a diminuição da queda

Em sua composição também encontramos colágeno e sais minerais que ajudam a deixar a raiz do cabelo mais forte, principalmente se você fizer uso de produtos químicos em seus cabelos (coloração e alisamento).

Hidrata profundamente

Algumas ações naturais como o ressecamento causado pelo sol, vento, uso de equipamentos térmicos, entre outros, deixam os fios sem vida. Nesse caso, usar a babosa, ajuda na recuperação dos fios, pois os seus nutrientes agem diretamente no fio.

Dá mais brilho ao cabelo

Além de tratar o ressecamento dos cabelos, ao retirar as impurezas, o cabelo fica mais brilhoso, com mais movimento e sensação de vitalidade. Isso ocorre porque a babosa é rica em água e outros nutrientes que deixam os fios mais macios.

Uma dica valiosa, é usar a babosa em alguma hidratação caseira após ter feito uma coloração ou processo de alisamento capilar. Para ajudar a reestruturar a saúde dos fios.

Recupera os fios

Se o seu cabelo passou por processos químicos ou físicos e você não cuidou deles e está lendo esse texto agora, não se preocupe, pois a babosa pode ajudar a recuperar os seus fios.

Esse processo de reparação ocorre pela presença de um composto, chamado de ácidos graxos, que promove uma reparação rápida e eficaz nos fios de cabelo.

Ajuda no crescimento

Como os fios do cabelo ficam mais fortes e hidratados, o crescimento do cabelo acaba sendo beneficiado, pois ele não se parte facilmente nem agrega as famosas pontas duplas.

Um cabelo que cresce bem é um cabelo que possui um fio saudável, poros limpos e sem entupimento, ou seja, um cabelo livre para poder realmente expressar o seu crescimento.

Nesse caso, a babosa não é nenhum santo milagroso, é apenas uma planta natural que dá todo o suporte para que os fios possam crescer bem. Se o couro cabeludo for estimulado com massagens para ajudar na circulação, e os fios sempre forem lavados o seu cabelo crescerá rápido.

É um produto natural

Já que infelizmente, a grande oferta de produtos para cabelos possui em sua composição agente nocivos, algumas linhas tentam se livrar do uso de substâncias desse tipo, como parabenos (derivados da parafina) e petrolatos (derivados do petróleo).

Ao usar a babosa, você coloca em seus fios algo mais natural e que não irá trazer danos à saúde dos seus fios e do seu corpo em geral. Optar por cosméticos mais naturais também ajuda a estimular as marcas a desenvolverem mais produtos assim.

Receitas caseira de babosa para tratamento de cabelo

Trouxemos aqui para você três receitas que usam babosa para ajudar no tratamento de cabelos, você poderá escolher a que mais se adequa à sua necessidade e assim, você irá conseguir grandes resultados nos seus fios.

Receita para tratamento de cabelo

Ingredientes

  • 2 colheres do seu creme de tratamento
  • 1 colher de babosa (a parte do gel)

Modo de preparo

  • Em um recipiente plástico, misture os dois ingredientes até que se tornem uma mistura homogênea, use essa mistura somente do meio até as pontas, não na raiz.
  • Coloque uma touca plástica por 30 minutos, depois retire o tratamento com água corrente. Aplique essa mistura uma vez por semana.

Receita para ajudar a crescer o cabelo

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 3 colheres de babosa (a parte do gel)

Modo de preparo

  • Com o auxílio de um liquidificador, misture os ingredientes até que ele crie a consistência de um creme homogêneo.
  • Aplique a mistura no cabelo limpo, massageando o couro cabeludo, depois coloque uma touca plástica e deixe agir por dez minutos, depois enxágue.
  • Aplique esse tratamento uma vez por semana e você verá o seu cabelo crescer bastante.
  • Receita de banho de brilho com babosa para os cabelos.

Ingredientes

  • 100 ml de água gelada ou fria
  • 2 colheres de sopa de babosa (a parte do gel)

Modo de preparo

  • Com o auxílio de um liquidificador, misture bem os ingredientes para que ele fique semelhante a um creme.
  • Em seguida divida o cabelo em pequenas mechas, e aplique o creme nos cabelos limpos.
  • Passe na raiz e vá estendendo até as pontas.
  • Lembre de massagear bem o sue cabelo para estimular a circulação na raiz e a absorção do produto na extensão dos fios.
  • Deixe a mistura agir em 30 minutos, e depois retire o produto do cabelo. Faça esse banho de brilho uma vez ao mês e colha belíssimos resultados, como um cabelo forte, saudável e brilhoso.

Conclusão

E essas foram as 3 receitas que separamos para você, esperamos que tenha gostado desse post do nosso blog, você será bem vinda sempre que quiser ler aqui. abaixo vou deixar alguns outros posts sobre babosa para você ler, além de outras receitas para você aprender.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Veja o que separamos especialmente para você

Receitas

Creme de abacaxi

Aprenda esta receita de creme de abacaxi, uma sobremesa deliciosa e cremosa. Pode ser feita para depois daquele almoço delicioso ou para eventos e deliciar

Leia mais »